quarta-feira, 7 de maio de 2008

Palavra de Despedida


Faço saber, a quem interessar possa, que me desliguei da Igreja Batista Nacional do Vale do Jatobá, nesta terça-feira 06 de maio de 2008. Desde então, não sou mais pastor naquela casa, não sendo mais responsável pelo ministério com os jovens, e também não respondo mais como líder do ministério de Missões. Toda e qualquer ligação institucional com a IBNVJ foi rompida naquela data. Evidentemente, os laços de amizade verdadeiros que fiz durante o tempo que ali permaneci, jamais serão desfeitos, estou cônscio que aqueles que só se relacionavam comigo devido a minha posição na IBNVJ nunca tiveram quaisquer tipos de laços comigo, para estes nada tenho a dizer. Mas para aqueles que de alguma forma sentem sinceramente a minha saída quero deixar algumas palavras de esclarecimento.
Em primeiro lugar, tenho que dizer que o desejo de meu coração é que nenhuma ovelha daquele aprisco sinta-se tentada a deixar a proteção e o cuidado pastoral que ali recebem, para se aventurarem a me seguir. Ali cheguei com minha esposa e saio levando comigo apenas minha amada e nossos dois lindos filhos, que recebemos do Senhor enquanto ali estávamos. Creio que Deus encaminha seus filhos para o lugar onde melhor serão cuidados, e por isso, estou convicto que todos os que são membros da IBNVJ estão bem encaminhados pelo Senhor para aquele lugar, e ali estão recebendo o cuidado e o alimento necessários para que possam crescer na fé e no conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Repito, não levo comigo em minha caminhada, ninguém exceto minha família.
Quanto aos motivos que me levaram a tomar esta decisão, devo dizer que são muitos, mas que nenhum deles podem ser explicados aqui, pois são resultados de meu relacionamento íntimo e pessoal com Deus. Posso dizer que não saio por ressentimento, ou por mágoas, ou por decepções, ou por palavras, nem por qualquer atitude de quem quer que seja. Estes seriam motivos de um covarde, e sou convicto de que não pertenço a essa classe, também não fujo de inimigos, se os tivesse encontrado ali, certamente os teria enfrentado e vencido um por um. Não existem culpados e nem responsáveis pela minha saída da IBNVJ. Tudo o que cabe dizer aqui é que, como diz Salomão: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu,” (Ec 3:1), poderia eu dizer que há tempo de chegar e tempo de partir. Meu tempo de partir chegou. Para aqueles que gostam de contabilizar ou polemizar tudo, sei que minhas explicações nunca serão suficientes, sei também que os amigos entendem e respeitam sem que nenhuma justificativa seja necessária. Portanto, não serei prolixo em minhas apologias, os amigos sempre estarão comigo, os que desejarem me apedrejar, que usem as pedras que quiserem.
Aos amigos deixo minha história, meu carinho, meu amor, os quais nunca foram fingidos ou forçados. Nunca escondi, e não o farei agora, minha grande paixão por todos vocês. Levarei comigo tudo o que recebi de cada irmão, deixo aberta a porta de meu coração e de minha casa para recebê-los em paz. No Caminho que continuarei a seguir, pois jamais deixarei o meu doce e amado Jesus, espero encontrar velhos conhecidos, e que juntos possamos nos assentar e comer à mesa com o Senhor. Se em algum momento, quer por palavras ou por atitudes, magoei alguém dentre vós, peço humildemente que me perdoem em nome de Jesus. Aos que ficam, desejo todo o bem que possam receber de Deus.
Quanto a mim, tenho um Caminho a seguir, não um novo, o mesmo velho e único caminho. Mas nesse Caminho, cada um segue no seu ritmo, cada qual experimentando aquilo que recebe do próprio Caminho, cada caminhante deve fazer a sua jornada respeitando seus limites e mantendo fixos os olhos no Caminho. Sem jamais se ensoberbecer por estar no Caminho, pois a soberba é parte de um outro caminho. Sem nunca julgar os que vão passando, ou os que estão assentados na beira do Caminho, pois o julgamento também não combina com o que o Caminho nos propõe. Se esforçando por não se esconderem atrás de uma máscara de auto-justificação pois é o Caminho quem nos justifica e não nós que justificamos o Caminho.
Finalmente, amai-vos ardentemente uns aos outros, com um coração puro sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre. Porque toda carne é como erva, e toda a glória do homem, como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada. (1 Pe 1:22-25).
Jerry.

9 comentários:

Anônimo disse...

JAMAIS ESQUECEREMOS DE VOCÊ JERRY E SUA FAMÍLIA. ÉS UMA PESSOA QUE SEMPRE NOS COMOVEU EM SUAS PREGAÇÕES E PENSAMENTOS INTELIGENTES.
MAIS DE TUDO O QUE SENTIREMOS MAIS FALTA, SERÁ DE SUA PRESENÇA.
FALTARÁ A SERIEDADE MISTURADA A BRINCADEIRA;
O PÉ NO CHÃO E A MENTE DE QUEM SEMPRE SONHOU IR ALÉM.
A CORAGEM E O MEDO DE QUEM SEMPRE QUIS MUDAR A SUA HISTÓRIA.
AS PALAVRAS JAMAIS SERÃO SUFICIENTES PRA EXPRESSAR TODA GRATIDÃO DE MEU CORAÇÃO A VOCÊ E SUA FAMÍLIA.
É COMO SE ESTIVÉSSEMOS DENTRO DE UM TREM E VOCÊ DESCEU NESSA ESTAÇÃO, NÃO PORQUE NÃO LHE CABIA MAIS NO TREM, MAS PORQUE AQUELA CIDADEZINHA PRECISA DE VOCÊ E SUA FAMÍLIA. SEGUIREMOS NESSE TREM, DEIXANDO VOCÊ PRA TRÁS. NO MOMENTO DA PARTIDA NOSSOS OLHOS SE ENCHARCAM DE LÁGRIMAS QUE QUEREMOS SEGURAR, MAS O NÓ NA GARGANTA É MAIS FORTE E NOS FAZ EXPOR O QUE ESTAMOS SENTINDO. ACENO PRA VOCÊ E OUÇO SUA VOZ BEM AO LONGE DIZENDO: "SEGUE NESSE CAMINHO ATÉ QUE DEUS LHE DIGA ONDE ESTÁ SUA ESTAÇÃO."
JERRY
O QUE A GENTILEZA LIVREMENTE OFERECE OS AGRADECIMENTOS NÃO PODEM PAGAR.
DEUS ABENÇOE VCS!
RAQUEL CASTRO
"SALTITANTE"

rafapeixoto disse...

VC SEMPRE ESTARÁ EM NOSSO CORAÇÃO PASTOR JERRY, POIS MOSTROU ATRAVÉS DE SUA VIDA A SINCERIDADE E O AMOR COM CADA UM DE NÓS, SEI QUE DEUS AINDA NÃO TERMINOU A OBRA DELE EM SUA VIDA E PODE TER CERTEZA QUE ELE VAI SER CONTIGO ATE A CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS, OBRIGADO POR TODO APOIO NESTE TEMPO QUE ESTEVE CONOSCO, PELAS ORAÇÕES,CONSOLO, AMIZADE EM FIM...
VC TEM SIDO UM COMPANHEIRO!!! QUE DEUS POSSA CONTINUAR TE USANDO DE UMA MANEIRA GRANDIOSA , PARA HONRA E GLÓRIA DELE!!!

Débora disse...

Amado pastor...
Sentirei d+ a sua falta!
Vc sabe o qnto te adimiro...
Tentarei o maximo não me preocupara o q vai vir, pois como te disse o meu prazer é está onde me sinto bem, e assim sendo seguiria sim junto a vc...
Mas Deus sabe o q faz, deixar Ele na frente de td, q assim td da certo.
Vou descansar...
Pode ter certeza q vc estará sempre em meu coração, e em minhas orações tb!
Te amo mto em Cristo Jesus!!!!
Forte abraço.
Débora

Unknown disse...

Amado Jerry,

Quando o caminho mudou em ti... Sempre soube que esse dia chegaria, e com ele a certeza que seria muito doloroso.
Quando o caminho mudou em ti... O que é de valor ressaltou e que não tem valor feneceu.
Despedidas doem, ás lágrimas aflora... Mas com você eu aprendi que o importante não é a estrada, o importante é como eu caminho.
Você ajudou-me a caminhar no caminho da vida, da gratidão, do contentamento, da fé, da misericórdia, da graça.
Hoje... Você segue no “caminho”... E deixa uma lição: “Para não nos impressionarmos coma “estrada”, mas fazer o compromisso de um caminhar diferente, pela fé, sabendo que o que importa é o modo do caminhar conforme o caminho, não importa qual seja a estrada, o caminho será de vida”.
Eu... Ainda fico “pelo caminho” na certeza que minha caminhada só está começando... Sei que entendes.
Tudo aqui dito não é novidade pra você.
Fica... O agradecimento por ter “cuidado de mim”, durante esse período.
E a certeza de que O seu “ninho” está em DEUS.
E só pra te lembrar... “Quando se tem luz própria não importa em que lugar do céu esteja, perto ou longe seu brilho sempre é perceptível.”
CONTINUAREMOS A AMAR VOCÊ, A AMA A DEISE, A AMAR GABRIEL E AMAR A AGNES.
Um grande abraço de sua amiga...
Silvania Itaboray.

Unknown disse...

Pastor Jerry...

Quando te conheci
Houve um lugar...
Um tempo...e um sentimento...
O tempo ficara marcado...
O lugar será lembrado...e o sentimento jamais acabado.
E você Pastor Jerry jamais esquecido.
De sua ovelha sempre....

Ingrid Rodrigues Ramos.

Unknown disse...

Querido Jerry..
Sem duvidas sentirei demais a sua falta, afinal é impossível não se lembrar de da pessoas maravilhosa que você é, aquele que mesmo quando sério enche nossos corações de alegria e conforto com suas palavras!.
È com uma tristeza imensa que venho aqui deixar meu lamento por sua partida do nosso meio..Mas ao mesmo tempo tambem me encontro feliz e "conformada" pois sei que mesmo com essa partida Deus tem e sempre terá o melhor para ti! E tenho a certeza de que nessa continua caminhada Deus vai cumprir tudo aquilo que ele tem pra você!
Querido pastor e acima de tudo grande amigo estarei sempre orando por você e por sua familia, e hoje eu só tenho a agradecer por tudo que fazias por nós..
Por todas as palavras de conforto e prosperidade que você pregava em nossas vidas!
Sei que ainda nos encontraremos por esse belo e longo "caminho"...
Fica com Deus.. que ele continue te abençoando, não só a você mas a esse familia linda que você tem..
Estarei sempre aqui a sua disposição para o que você precise..
UM grande abraço...
Priscylla Rodrigues..xD

Unknown disse...

Pr. Jerry, meu pastor de sempre.
Hoje ao abrir a minha pagina do orkut, pude perceber q vc havia feito uma atualização no seu perfil, e como de costume fui ver q benção vc tinha reservado prá nós.Fiquei perplexa, ou melhor estou até agora.
Na verdade sempre soube q a sua hora iria chegar,me lembro de diversas vezes q conversei com a Deyse, e ela sempre me disse da intenção de vcs sobre o ministerio de missões,quero deixar claro q nem mesmo sei se é esse o motivo, do seu desligamento da IBNVJ, tbm o mesmo não me importa, não pq não me importo com a vida de vcs, mais sim pq sei q antes de qualquer decisão q vc tenha tomado,essa veio do coração de Deus pra sua vida.Por q vejo em vc um servo fiel q se preocupa em seguir a vontade do Pai.Me lembro q por diversas vezes, vc conseguiu arrancar da minha face , um belo sorriso quando eu não via motivos nenhum pra isso, da mesma forma vc conseguiu me fazer derramar rios de lagrimas, pq fazer aflorar em mim um temor q muitas vezes eu teimava em esconder,Deus sempre usou demais da sua vida para falar ao meu coração.No ato da minha conversão, vc é quem estava pregando, e quantas vezes eu pensava q não ia conseguir e vc estava lá pra trazer a mim mais uma pregação abençoada...Hj muito distante da congreção q me gerou me alimentou, me ajudou a crescer e me ensinou o caminho certo, mais uma vez vc consegue fazer com os meus olhos se debulhem de lagrimas ao ler a sua justificativa pela sua saida.Não só pelo q escreveu, mais por saber q a IBNVJ, perde muito com a sua saida.Olha "Paistor", quero lhe dizer q sempre q penso em vc me vem a cabeça a historis de moises, que ao descer do monte teve q esconder a sua face, tamanho era o brilho de Deus exposto nela, com vc acontecia o mesmo, cada vez q vc descia daquele pupito...Louvo demais a Deus q me fez conhecer e ter tido a oportunidade de ser uma ovelha(rebelde as vezes) do seu rebanho.Quero q saiba q oro muito pela sua vida e consequentemente pela vida de sua familia, q tanto amo.Q Nosso Papai, possa a cada dia cuidar dos seus passos,guia-lo pelas veredas da justiça e manter em vc esse unção sobrenatural q Ele mesmo ja te deu.Eu profundamente lamento pela igreja q amo muito, pela sua saida, mais tenho a certeza de q é o melhor pra sua vida, pq a Vontade de Deus é sempre boa, perfeita e agradavel...E se essa é sua escolha sei q é pq é com certeza a vontade de Deus.Deixo claro aqui, q mesmo nunca tendo demonstrado, ou dito, sei lá, vc fez e continua a fazer uma diferença enorme na minha vida.Saiba q vc e sua estarão sempre presentes nas minhas orações...e apesar da trsiteza pela nota de despedida.Te desejo toda sorte do mundo, nesse novo caminho q vc vai trilhar.Sei q Deus estará com vcs independente do caminho... um grande abraço...
Lidiane...

Anônimo disse...

VALEU A PENA...

Anônimo disse...

Querido Pastor Jerry!!!

Como muitos de nossa igreja fiquei boquiaberta com a nota de despedida que deixaste para nós.Muitos já imaginavam que isso um dia viria acontecer mas confesso que não esperava que fosse agora. Com tudo gostaria que soubesse que minha admiração pelo senhor se tornou ainda maior pelo simples fato de ter sido tão sábio com sua saída. Sei que sua decisão foi direcionada pela vontade do Pai e sei que não faria nada sem que ele te falasse vá em paz meu filho.
Independente das razões ou circunstâncias que te levaram a se desligar da IBNVJ,saiba que sentiremos muito a sua falta,em particular não poderia deixar de expressar minha tristeza com a partida de sua família. Como sempre suas palavras tão sensatas, sinceras e profundas me fizeram chorar mais uma vez ao ler a nota ,sentiremos muita saudades.
Talvés o senhor não saiba mas muitas vezes me mostrou que quando estou fraca e que sou forte, assim como a Deise através de um pequeno gesto me fez entender que perdoar vale a pena, creio que ela também não faça idéia disso. Mas Deise: muito obrigada por tudo.
Pastor que toda sorte benção seja derramada pelo senhor e os seus.Nosso caminho e o alvo são o mesmo mas que a nova direção que está traçando para sua família possa lhe trazer muitas felicidades.
Que Deus lhe abençoe sempre.

Pastor permita-me deixar-lhe um texto que fiz para o senhor.

Aprendi com você...

Que bons amigos é a família que nos permitem escolher.

Aprendi com você...

Que por mais indigno que me sinta, sou digno do toque de Deus.

Aprendi com você...

Quanto mais seletivo se é com relação as sementes, mais deleite terá com a colheita.

Aprendi com você...

Que se seguir o exemplo de Cristo, aprenderei a enxergar os momentos difíceis de outra maneira.

Aprendi com você...

Que aqueles que agem com deslealdade para conosco são vitimas de um mundo caído.

Aprendi com você...

Que falar pode aliviar dores emocionais.

Aprendi com você...
que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém,algumas vezes tenho que aprender a perdoar a mim mesma.

Aprendi com você...

Que nunca devo dizer que sonhos são bobagens, seria um desastre se alguém acreditasse nisso.

Aprendi com você...

Que ter paciência requer muita prática.

Aprendi com você ...

Que Deus não somente modifica a aparência daqueles que o adoram,ele muda também aqueles que nos vêem adorar.

Obrigada por tudo!

Elenice B. Rodrigues