sábado, 11 de julho de 2009

Homem Interior X Homem exterior, Evangelho X "evangélico"



Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.
2 Co 4:16


Interessante como o Evangelho parece alienado se o analisarmos a luz da “explosão gospel” que acontece em nossos dias. Parecem mesmo duas músicas tocadas ao mesmo tempo, mas cada um em uma tonalidade, ritmo e melodia bem distintos. Qualquer neófito desavisado que leia este trecho do Evangelho, conforme anunciado por Paulo, teria, certamente, a impressão de que estava lendo qualquer outra coisa que não um livro “evangélico”. Afinal dentro do que é “evangélico” hoje não caberia uma afirmação tão negativa quanto essa, já que o “evangélico” é positivista, para ser um é preciso saber usar a sua fé para “determinar” que tudo contribua para o seu bem estar.
Essa frase em um livro evangélico, que é uma paródia do Evangelho, ficaria bem desde que fizéssemos uma pequena adaptação, algo simples, “tipo assim”: “Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem interior se corrompa, o exterior, contudo, se renova de dia em dia.” Pronto! Mudamos praticamente nada, afinal só trocamos 4 letrinhas do lugar, não acrescentamos e nem tiramos nada, conforme determina a regra do livro sagrado lá em MT 5:19 (rssss), assim apenas demos uma roupagem mais moderna ao Evangelho tão démodé, demos um upgrade no Evangelho e o promovemos a “evangélico”, deixamos ele mais light, mais palatável, mais politicamente correto, e, principalmente, muito mais rentável.
Seria cômico se não fosse trágico. Infelizmente, não existe uma forma de reverter o processo de “evangelicalização” do Evangelho no Brasil, que por sinal já é um processo herdado de fora, como quase tudo que acontece por aqui. Não vejo como seja possível arrancar todo o veneno que já está tão misturado no sangue do monstro que se tornou o “evangélico” no solo tupiniquim. Neste momento de minha caminhada, creio que o melhor a se fazer seja não se misturar a todo o imenso emaranhado de engrenagens que constitui a instituição evangélica, em todas as suas variações, dentro do contexto atual.
Dias atrás usei dois exemplos para mostrar a uma amiga o que penso de pastores que vivem do sistema evangélico, mas saem a apontar o dedo para outros líderes do mesmo seguimento, denunciando práticas que eles consideram heréticas: o primeiro é o de alguém que senta na ponta do galho e se coloca a serrar junto ao tronco, e o segundo é o de alguém que mama nas tetas da porca e vive chamando de leitão quem mama na teta ao lado. Creio que a Igreja de Cristo seja exatamente o que foi descrito por Ele em MT 16:18, ou seja, incorruptível, mesmo diante de todo o poder do inferno, mas não creio que o termo evangélicos seja a Igreja, com certeza entre eles existem milhares de participantes da Igreja, mas nunca foram, não são e nunca serão A Igreja.
A Igreja é composta por milhares e milhares de pessoas que são capazes de aceitar a frase de Paulo sem arranjos: “Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia”. Sim, pessoas que entendem que o Evangelho diz respeito às coisas interiores do homem, e não ao interior de seu bolso e ao conforto exterior de seu corpo, que aceitam que o Evangelho é destinado às coisas que não se vêm, pois essas são eternas, e não às que se podem ver, desejar, tocar e comprar, pois essas são passageiras. Pessoas que deixam “A Palavra” entrar em seus corações e fazer morada nele, e não pessoas que internalizem a letra, ou a escritura e a usem como ferramenta de manipulação, ou moeda de troca, ou mesmo, como medida para julgar os outros. Aqueles que são A Igreja a ninguém julgam, mas a todos oferece amor, pois sabem que A Palavra é Cristo, e que este veio para que todos tenham vida em abundância, veio para dar sua vida em resgate de muitos, veio para reconciliar com Deus, não somente a nós, mas o Mundo todo (1 Jo 2:2). Quem é A Igreja não precisa se justificar por suas próprias ações, sabem que não precisam de boas obras, nem de aparência de santidade, nem de sacrifícios, nem de esforço para merecerem ser A Igreja, já entenderam que isto foi consumado em um único sacrifício de Jesus por eles.
Pessoas que são A Igreja sabem que mesmo que tudo ao redor esteja ruim, o seu interior está sendo renovado dia a dia pela habitação de Deus neles. Confiam que o processo foi iniciado por Deus e que somente Ele pode aperfeiçoar a obra até o dia de Jesus Cristo. E aceitam o fato de que este é um processo de alma, de mudança de valores, de transformação de um caráter humano em um caráter divino, e que nada tem a ver com a cura de doenças físicas, ou com a garantia de um bom emprego, ou mesmo com o sucesso no meio “evangélico”, que nada tem a ver com ser cabeça ou cauda, que não existem promessas de riquezas ou glórias mundanas, não há nenhum segredo para o ser próspero, nenhum tipo de poder mágico que transforme esterco em ouro. E por incrível que pareça, esses que são Igreja, não dão a mínima para todas essas coisas, pois já sabem que existem coisas sobremodo elevadas, que estão reservadas para eles, e não é uma questão de coisas as quais eles vão receber, mas uma questão de coisas nas quais eles vão se tornando a cada dia na presença de Deus.

4 comentários:

Warlley Vieira disse...

Jerry, vc não sabe o quanto foi libertador pra mim quando a minha ficha caiu e descobri q Jesus não era evangélico, Parabéns pelo texto!

Jerry disse...

Obrigado Warlley, Graças a Deus a ficha está caindo para mais e mais pessoas a cada dia, espero poder de alguma forma ser um instrumento para que o número de libertos, como vc e eu, seja maior a cada dia, não por haver em mim algum poder para isso, mas pela operação do Espírito Santo.

Danimoon disse...

É sempre bom quando encontramos o caminho de nossa verdadeira fé e nos desligamos de toda aquela crença marketeira que ronda as tais instituições que prometem nos "salvar"... Não há mérito nenhum em se viver como fantoches... Podemos e somos muito mais do q nos é imposto... A fé brota de nós e não nos é dada como q num passe de mágicas... Ela existe aqui dentro, viva e latente...

Sempre bom ler os seus textos...

Beijos

silvania Itaboray. disse...

Paz querido,
Não é novidade dizer que o que escreve não só esclarece, mas direciona...
O bem da verdade é que a grande maioria se converte à promessa feita, não aos fatos existenciais da promessa. Convertem-se à promessa feita pelo homem que promete em nome de Deus. Mas de certa forma acredito que tudo tem seu lugar e importância no inicio de tudo, mas, depois de um tempo, ou conhecemos Jesus ou, então, os argumentos das crenças já não nos ajudarão em nada!Posto que seja a Presença viva de Jesus em nós, tornando cada um de nós gente que um dia conheceu de ouvir falar, mas que agora pode dizer: “Os meus olhos Ti vêem!
E o que tenho tentado fazer, é me expor ao Evangelho de Jesus e deixar que esse Evangelho produza em mim os efeitos que só o Evangelho pode produzir. Como dizem alguns: ”Que tanta falência nos aproxime daquele que tudo revive”.
Um grande abraço amigo!
Sua mentoriada,rsrsrs
Silvania Itaboray.