quarta-feira, 1 de abril de 2009

Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo. (Mt 12 : 6)


“E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas; E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões.”
(Mt 21:12-13)


Poucas vezes os Evangelhos relatam que Jesus esteve no Grande Templo de Jerusalém, a passagem acima diz respeito a uma destas poucas vezes, em nenhuma delas ele foi bem vindo, e em todas elas se indispôs com os líderes daquele edifício. Uma das vezes em que Jesus esteve no templo, é a relatada acima. Assim que chegou no templo Jesus foi cercado pelos lideres religiosos que o interrogaram acerca de qual era a sua autoridade para ensinar naquele lugar. Jesus respondeu com a clássica pergunta de volta: “de onde era o batismo de João?” e diante da recusa dos lideres em responder ele também não os respondeu diretamente, mas propôs a parábola do Pai que mandou seus dois filhos trabalharem na sua vinha. Veja como termina o capítulo 21: “E os príncipes dos sacerdotes e os fariseus, ouvindo estas palavras, entenderam que falava deles; E, pretendendo prendê-lo, recearam o povo, porquanto o tinham por profeta.” Relação difícil a de Jesus com o Templo, não é mesmo? É, mas ainda não termina aqui, veja o que diz no capítulo 22 e versos 15 e 16a: “Então, retirando-se os fariseus, consultaram entre si como o surpreenderiam nalguma palavra; E enviaram-lhe os seus discípulos, com os herodianos”. Tenso, não? O povo tava pra briga mesmo! É, mas Jesus dá logo um chega pra lá nestes também: “E eles, ouvindo isto, maravilharam-se, e, deixando-o, se retiraram.” Fico impressionado como Jesus incomodava os líderes religiosos do “povo de Deus”!!! depois dos Fariseus foram os discípulos deles e depois os saduceus e: “No mesmo dia chegaram junto dele os saduceus, que dizem não haver ressurreição, e o interrogaram.” Parece que nunca acabam as oposições ao “Verbo Vivo.” Olha os Fariseus ai de novo: “E os fariseus, ouvindo que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se no mesmo lugar. E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar”. Mas por fim diz Mateus: “E ninguém podia responder-lhe uma palavra; nem desde aquele dia ousou mais alguém interrogá-lo.” Assim Jesus encerra sua disputa com os líderes religiosos de então, de hoje e de sempre:

“ENTÃO falou Jesus à multidão, e aos seus discípulos, Dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus. Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem; Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los; E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes, E amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas, e as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; Rabi, Rabi. Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos. E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo. O maior dentre vós será vosso servo.”
(Mt 23:1-11)

Depois desta experiência desagradável no Templo veja qual era o pensamento de Jesus acerca de templos: “E, quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo. Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada.” (Mt 24:1-2)

Diante dessa relação difícil entre Jesus e o templo, fico perplexo como algumas pessoas insistem em dizer que não estou ligado a uma igreja apenas pelo fato de eu não freqüentar um Templo, ou como chamam: “uma igreja”. Sei que são pessoas super capacitadas e experimentadas na Palavra que assim me acusam, mas eu como um mero mortal, um crente sem muita instrução, e sem nenhuma bagagem hermenêutica, acabo tropeçando em uma série de textos que encontro na minha Bíblia. Gostaria muito que um destes versados líderes tão amorosos e zelosos, me socorressem em minha ignorância acerca de passagens como as que abaixo descrevo:

Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta: O céu é o meu trono, E a terra o estrado dos meus pés. Que casa me edificareis? diz o Senhor, Ou qual é o lugar do meu repouso? Porventura não fez a minha mão todas estas coisas?
(At 7:48-50)

O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas; E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação; Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós; Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.
(At 17:24-28)

Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.
(1 Co 3:16-17)

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
(1 Co 6:19-20)

E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
(2 Co 6:16)

Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.
(Mt 18:19-20)

Porque aquele de quem estas coisas se dizem pertence a outra tribo, da qual ninguém serviu ao altar, visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, e concernente a essa tribo nunca Moisés falou de sacerdócio.
(Hb 7:13-14)

E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
(1 Pe 2:4,5 e 9)

Bom, são tantos versículos tão difíceis de entender que eu não poderia listar todos aqui, seria melhor colar todo o Novo Testamento (rsss), mas os que aqui foram listados são os que mais me parecem difíceis de entender, ou não? Mas tem um último texto que quero colocar aqui:

Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu. E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.
(Hb 10:19-25)

Engraçado que o escritor de Hebreus diz para que não abandonemos nossa CONGREGAÇÂO e não a nossa Igreja, o que seria impossível, já que uma vez que enxertados no corpo de Cristo, jamais poderíamos ser extraídos dele, e tampouco diz para não deixarmos nosso templo. A única referência acerca de uma possível fidelidade a um grupo de pessoas é claramente uma advertência para que não andemos sozinhos, e não para que sejamos engessados em um lugar pseudo-sagrado (que me perdoem as novas regras gramaticais). Assim fica difícil de um leigo como eu, que tem a ousadia de querer ler a Bíblia livremente, e entender o porquê de ser errado eu me reunir em casa com irmãos que amam a Deus, e que querem louva-lo e ter comunhão com Deus e com quantos mais tenham o mesmo desejo que eu. Será que existe algum texto bíblico que me proíba de fazer isso e eu ainda não achei (sou meio distraído é verdade, mas será que sou tanto assim?).

Não bastassem minha dúvidas com relação aos textos bíblicos, que me dão a entender que onde quer que estejam dois ou mais reunidos em nome de Cristo, ali há uma igreja, ainda fico pensando em como será que Deus vai fazer com tantos cristão perseguidos, em tantos lugares do mundo, que arriscam suas vidas e até com perda delas, para manterem sua fé em Cristo, sem terem jamais o direito de pisar em um templo. Irmãos que vivem em lugares como a China que é um país oficialmente católico, e seus cidadãos não podem cultuar, ao menos que seja em uma igreja registrada e supervisionada pelo governo. Dezenas de milhares de cristãos – número estimado em mais de 100 milhões – se recusam a cultuar em igrejas controladas pelo governo. Esses cristãos “clandestinos” ou “não registrados” cultuam secretamente em suas casas, correndo o risco de serem presos, multados, ou aprisionados pelos oficiais do escritório de segurança pública. Os membros de igrejas não registradas argumentam que o governo não deveria ser o líder da igreja, e restringir o lugar em que devem cultuar é infringir a liberdade religiosa. Na China, somente as igrejas registradas podem vender Bíblias. A venda e distribuição das Escrituras é extremamente controlada, para que não sejam importadas ou vendidas em livrarias comuns. Como resultado, é difícil para as igrejas não registradas terem um exemplar da Bíblia. Talvez seja isso o que querem impor aqui no Brasil também.. será?
Fonte: Missão Portas Abertas

Sem contar é claro com os milhares de cristãos que viveram na igreja primitiva, antes de Constantino criar o “cristianismo” e que não tinham nenhum tipo de templo oficial para se reunirem. Foi apenas no ano 190 d.C. que a palavra grega ekklesia, que traduzimos como igreja, foi pela primeira vez utilizada para se referir a um lugar de reuniões dos cristãos. Até o quinto século o lugar de reuniões dos cristãos eram as casas, e não um templo, já que o primeiro templo cristãos surgiu apenas no século IV, após a conversão de Constantino.O primeiro templo cristão começou a ser construído por Constantino, sob influência de sua mãe Helena, em 327 d.C., às custas de recursos públicos, e sua arquitetura seguia o modelo das basílicas, as sedes governamentais da Grécia e, posteriormente, de Roma, e dos templos pagãos da Síria. Estas basílicas cristãs foram construídas com uma plataforma elevada acima do nível da congregação e no centro da plataforma figurava o altar, e à sua frente a cadeira do Bispo, que era chamada de cátedra, isso deu origem ao termo ex cathedra que significa “desde o trono”, numa alusão ao trono do juiz romano, e, por conseguinte, era o lugar mais privilegiado e honroso do templo. O Bispo pregava sentado, ex cathedra, numa posição em que o sol resplandecia em sua face enquanto ele falava à congregação, pois Constantino, mesmo após a sua conversão ao Cristianismo, jamais deixou de ser um adorador do deus sol. Assim sendo, o atual modelo hierárquico do Cristianismo, que distingue clero e laicato, teve origem e ou foi profundamente afetado pela arquitetura original dos templos do período Constantino.
Fonte: Livro Cristianismo Pagão, Frank Viola.
Que se cumpra logo, para aqueles que ainda não perceberam o cumprimento da profecia de Cristo, a palavra que diz: Derribai este templo, e em três dias o levantarei!